Sustentabilidade x Artesanato parte 2

Sustentabilidade x Artesanato





Desde a origem de materiais até a embalagem. Estudar os processos, materiais alternativos tanto quanto sua origem e a aplicação é fundamental para ser sustentável.



Os artesãos hoje possuem a oportunidade de participar do processo completo, até a construção de sua obra-prima.



Com a grande diversidade de produtos é preciso procurar alternativas como reutilização de materiais. É uma saída para reduzir custos e incentivar a criatividade, além de dar uma  segunda vida para objetos que você não usa mais.


Neste nicho de mercado sustentável e possível especializar- se em elaboração, criação, fabricação de produtos com públicos alvos.


O negócio social está presente em diversos países e ainda levanta uma questão polêmica sobre a geração de lucro em cima de comunidades carentes.


Há uma grande diversidade de produtos reaproveitados como: garrafas pet, latinhas, retalhos, uso de sementes, entre outros.


Você já imaginou utilizar os grãos de café em alguma criação. Os grãos de café têm uma função que além da culinária. Perfumados e de consistência mais durinha, os grãos são excelentes matérias-primas para artesanatos e produção de peças de decoração.


Além disso, os grãos de café movimentam a economia de várias maneiras, e uma delas é no mundo do artesanato, aonde os grãos de café podem se tornar lindos trabalhos manuais.



Vamos há algumas ideias:


- A primeira ideia é aproveitar os pequenos grãos de café para decorar seu porta-maquiagem. Eles ajudam a acomodar melhor os itens de maquiagem e deixam um cheirinho bem gostoso na sua penteadeira;


- O café também pode atuar como um aromático em velas, além de decorá-las com muito estilo e personalidade;


Aprenda a fazer uma caneca com grãos de café:

Você precisará de cerca de 225 g a 455 g de grãos de café para cobrir uma caneca completamente, incluindo a alça.

Escolha os grãos de café, jogando fora os quebrados, aplique cola comum com um pincel na parte interna da alça da caneca.

Pressione os grãos contra a cola, cobrindo a parte interna da alça, deixe a cola secar por pelo menos uma hora.

Pincele a cola na parte externa e nas laterais da alça, pressione os grãos de café no resto da alça, deixe a cola secar.

Aplique cola na lateral, pressione os grãos de café, um de cada vez, na área com cola. Posicione-os de um modo que se toquem, cobrindo a superfície completamente, deixe secar.

Aplique a cola no lado não decorado da caneca e coloque os grãos de café sobre ele, lembrando de posicioná-los de modo que cubram completamente a caneca.

Preserve e proteja a caneca borrifando um spray fixador sobre os grãos de café.



Após secar você já poderá utilizar a sua caneca para decoração.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer uma tiara de arco infantil

Como fazer lembrancinha fácil de Garrafa Pet